Como tornar seu pequeno negócio mais sustentável em 4 passos simples! | Embalike

Como tornar seu pequeno negócio mais sustentável em 4 passos simples!

Publicado: 14/05/2019

Como tornar seu pequeno negócio mais sustentável em 4 passos simples!


 

Nos dias de hoje ser uma empresa sustentável é essencial para o futuro do planeta e para o sucesso do seu negócio. Uma pesquisa realizada pela Akatu em 2018, revela que há um aumento expressivo no nível de consciência dos consumidores brasileiros, que deixaram de ser indiferentes e se tornaram iniciantes nesse processo de consumo mais consciente.

Além disso, essa pesquisa também mostra que consequentemente houve um aumento significativo de vendas de produtos orgânicos e reciclados, confirmando a mudança de consciência e comportamento.

Pensando em questões como essa, percebemos uma tendência mundial no cuidado com o meio ambiente, o que é muito positivo, e isso atinge diretamente a cultura das empresas que precisam se adaptar a esse novo cenário para se manterem competitivas e bem vistas pelo público.

Preparamos então, 4 passos simples para que sua empresa, pequena ou não, possa adotar para se tornar mais sustentável e influenciar consumidores positivamente:

 

1.       Primeiro Passo: Descarte dos Resíduos Recicláveis

Toda empresa produz resíduos em seu processo de produção e que muitas vezes são descartados no lixo comum e acabam parando em aterros impedindo o processo de reciclagem. Primeiramente é necessário mapear todo o material que vai para o lixo e analisar quais destes materiais são recicláveis e quais não são. Uma boa separação e conhecimento dos materiais de descarte vai tornar o próximo passo mais simples.

 

2.       Segundo Passo: Faça Parcerias Sustentáveis

Fazer parcerias, neste momento é muito importante, analisar as cooperativas mais próximas do seu estabelecimento, Eco pontos, ou até mesmo consultar se há coleta seletiva na sua rua. Normalmente as cooperativas possuem materiais educativos que podem auxiliar sua empresa nesse processo de conhecimento dos resíduos ou abrem a possibilidade de visitas técnicas.

Outra medida muito importante e de baixo investimento, que nós da Embalike já adotamos desde o início, é a certificação do selo Eureciclo que garante a logística reversa dos resíduos gerados pela sua empresa. Consulte mais informaçõehttps://www.embalike.com.br/s em www.eureciclo.com.br.

 

3.       Terceiro Passo: Economize Água e Luz

Esse é um passo que beneficia tanto o meio ambiente como o seu caixa. Adotar medidas que economizam como:  colocar lâmpadas mais econômicas no ambiente da sua empresa, reduzir o gasto com água, colocar torneiras de desligamento automático, já podem reduzir significativamente o impacto ambiental do seu estabelecimento.

 

4.       Quarto Passo: Substitua Embalagens

Vemos uma onda em torno dos canudos plásticos, que estão sendo substituídos por biodegradáveis e essa ação está puxando outras tantas como a substituição de itens de uso rápido: copos, pratos, potes, talheres entre outros. Muitas festas e eventos já usam os copos de papel em substituição ao de plástico e cada vez mais o mercado inclui opções mais acessíveis para o consumidor.

Vale lembrar que simples mudanças de rotina já podem induzir a redução do consumo de alguns itens, como por exemplo: não colocar porta guardanapos na mesa do seu cliente entregando apenas o necessário, trocar sachês de molho por bisnagas reutilizáveis, perguntar se o consumidor realmente precisa de itens como o canudo, ou oferecer copos e canudos reutilizáveis para consumo no local. Atitudes como essas reduzem os seus gastos e ainda reeducam os consumidores.

 

Lembre-se que são medidas simples e de baixo ou nenhum custo que podem parecer insignificantes, mas que unindo à ação de mais empresas o resultado será ainda mais positivo e impactante. Não importa se está começando pequeno, você precisa começar e divulgar para que seu público saiba e se inspire nas suas ações socioambientais.

 

Nós da Embalike adotamos diariamente medidas de sustentabilidade que já viraram rotina, como a coleta seletiva de materiais recicláveis, uso de caixas recicladas para envio de pedido, mapeamento e reutilização de materiais estendendo o seu uso, aumentamos as opções de produtos biodegradáveis em nossa loja e somos certificados pelo selo eureciclo de logística reversa que garante nossa responsabilidade socioambiental.



 

Vamos juntos salvar o nosso planeta!

 

Equipe Embalike


 

Fonte da pesquisa Akatu: https://www.akatu.org.br/noticia/pesquisa-akatu-2018-traca-panorama-do-consumo-consciente-no-brasil/

Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay 

Voltar